Escrevo direto do intervalo entre duas reuniões de trabalho. Separei um café pra me acompanhar nessa proposta simples e honesta de dar “oi” e compartilhar novidades. Recentemente concluímos a etapa de revisão do meu novo livro (Tempos íntimos), que já está sendo diagramado. Olhar para os processos de edição/publicação de um livro dá a dimensão da coletividade desse trabalho.
A escrita é solitária, mas o nascimento de uma obra exige braços dados.
“Tempos íntimos” é um livro de contos – 24 textos – escritos por mim entre 2020 e 2022, e selecionado para publicação pelo edital Estevão de Mendonça, do Governo do Estado de Mato Grosso. Para concretizar esse projeto, tenho contado com a parceria de algumas mulheres: Dani Costa Russo (preparadora e editora); Dani Dias (ilustradora); Eduarda Rimi (revisora); Karina Tenório (diagramadora); Layara de Campos Borba (fotos).
E outras pessoas se juntarão a esse trabalho nas etapas que estão por vir, o que inclui a divulgação. “Tempos íntimos” é feito por mulheres e isso me deixa ainda mais feliz, porque me permite ver de perto a competência e crescimento dessas profissionais, com quem aprendo sempre. Publicar envolve uma cadeia de especialidades, uma série de atores e atrizes preparados para realizar a magia de dar materialidade ao que já foi apenas sonho e desejo.
Nos próximos dias, vou ter a oportunidade de vivenciar – de forma intensificada – esse movimento de mulheres no mercado editorial. Vou a São Paulo para participar do Elas Publicam, um evento que reunirá escritoras, editoras, agentes literárias, diagramadoras, tradutoras, revisoras, capistas, ilustradoras e divulgadoras.
Além de palestras e oficinas voltadas à capacitação, será um momento para trocar experiências e fortalecer essa teia maravilhosa de mulheres dedicadas à literatura. Na próxima edição da Malabarista de Palavras, vou compartilhar com você as minhas impressões a respeito do evento.
Os próximos meses também trarão novidades de “Tempos íntimos” – minha segunda publicação – com lançamento previsto para junho. Não vejo a hora de ver esse livro nas mãos dos leitores.
Volto em breve!
Larissa